Grupo de Educação Física
O grupo de Educação Física segue as metas delineadas pelo Programa Nacional de Educação Física e os objetivos do PEE 2011-2014. Nesta perspetiva, as metas dos programas devem constituir objeto de motivação dos alunos, inspirando as suas representações e empenho de aperfeiçoamento pessoal no âmbito da Educação Física, na Escola e ao longo da vida. Esta preocupação está representada nos objetivos da Educação Física do ensino secundário, bem como nas orientações metodológicas, baseando-se numa conceção de participação dos alunos definida por quatro princípios fundamentais:
1. A garantia de atividade física corretamente motivada, adequada e em quantidade suficiente, indicada pelo tempo de prática nas situações de aprendizagem.
2. A promoção da autonomia, reconhecimento e exigência das responsabilidades que podem ser assumidas pelos alunos e na resolução dos problemas de organização das atividades;
3. A valorização da criatividade e aceitação da iniciativa dos alunos, orientando-a na qualidade do seu empenho e nos efeitos positivos da atividade;
4. A orientação da sociabilidade no sentido de uma cooperação efetiva entre os alunos, associando-a à melhoria da qualidade das prestações e ao bem-estar proporcionado pelas atividades.
Convém realçar ainda que existe objetivos transversais a todas as áreas de intervenção da disciplina que visam nos alunos:
a) Relacionar-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel de parceiros quer no de adversários;
b) Aceitar o apoio dos companheiros nos esforços de aperfeiçoamento próprio, bem como as opções do(s) outro(s) e as dificuldades reveladas por ele(s);
c) Cooperar nas situações de aprendizagem e de organização, escolhendo as acções favoráveis ao êxito, segurança e bom ambiente relacional na actividade da turma;
d) Interessar-se e apoiar os esforços dos companheiros com oportunidade, promovendo a entreajuda para favorecer o aperfeiçoamento e satisfação própria e do(s) outro(s);
e) Desenvolver as capacidades motoras coordenativas, condicionais e consciencialização do esquema corporal;
f) Combinar com os companheiros decisões e tarefas de grupo com equidade e respeito pelas exigências e possibilidades individuais;
g) Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva, etc;
h) Conhecer e interpretar os factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e aplicar as regras de higiene e de segurança.
Para além de seguir os objetivos do PEE 2011-2014 e tendo em conta o Regulamento interno do Grupo de Educação Física, os professores de Educação Física têm o compromisso de:
1) Ser responsável pelo local onde decorre a aula, assim como de todos os materiais e equipamentos desportivos, utilizados ou não no decorrer da aula;
2) Controlar todas as atividades dos alunos;
3) Exige-se pontualidade por parte dos professores na entrada das aulas e rigor nas horas de saída;
4) Terminar a aula de 90 minutos 5 a 10 minutos antes do toque de saída e a de 45 minutos, 5 minutos antes do toque de saída;
5) Informar os funcionários, antes do toque de entrada, sempre que não seja necessário os alunos equiparem-se;
6) Providenciar para que o material didático, após ter sido utilizado, seja recolocado, de forma correta, no respetivo lugar, uma vez que, cada professor é responsável pelo material utilizado na sua aula, bem como pela sua arrumação;
7) Comunicar ao delegado de instalações e ao funcionário sempre que se verificar qualquer danificação no material didático que tenha sido utilizado;
8) Dar baixa do material danificado a fim de que se proceda à reparação, substituição ou atualização do inventário.
Ainda dentro do regulamento interno do Grupo de Educação Física foram aprovadas outras medidas de organização e de gestão. O Grupo de Educação Física definiu lecionar apenas uma modalidade por Período para que os alunos tivessem mais tempo de prática de aula e conseguissem assimilar os conteúdos/objetivos a lecionar. Outra medida apresentada foi o facto de não poder existir mais de três turmas em simultâneo a fazer aula, devido ao número de instalações desportivas existentes, bem como à incapacidade de resposta dos balneários. Por último, outra medida imposta pelo grupo de Educação física é de que no início de cada ano letivo fosse atribuído a cada professor um mapa com as instalações dos três períodos, de forma a possibilitar ao professor um planeamento prévio das modalidades que iria dar ao longo do ano letivo.