Estagiário
O Estágio Pedagógico em Educação Física, visa complementar a formação académica, integrando o Estagiário numa situação única de formação e acompanhamento que enriquecerá a prática profissional futura. Assim sendo, deve ser encarado como uma oportunidade única e proveitosa para a minha formação, na medida em que poderei aplicar todo o conhecimento adquirido até então, no contexto escolar.
Para que possamos levar os alunos à aprendizagem, à transformação, é necessário, também nós, aprendermos a gerar/criar diferentes condições para a resolução dos problemas/situações colocadas aos alunos e pelos alunos.
Objetivando as minhas expectativas, esperava em relação ao Estágio:
1. Adquirir experiência ao nível da planificação;
2. Adquirir conhecimentos na construção de exercícios nas modalidades lecionadas;
3. Conseguir estabelecer um planeamento que corresponda o mais possível às necessidades da turma, contribuindo para a sua evolução e consequentemente evoluir também enquanto professor;
4. Adotar estratégias de ensino adequadas às necessidades da turma e também à faixa etária da turma;
5. Criar situações que permitam responder aos vários níveis existentes na turma, motivando os alunos para a prática;
6. Perceber a dinâmica interna da escola e as tarefas adjacentes ao cargo de professor de Educação Física, de Diretor de Turma e do Desporto Escolar.
De uma forma genérica, evoluir exponencialmente enquanto Professor nos três grandes grupos de competências, tais como, a conceção, realização e avaliação, bem como, sentir-me parte integrante de um processo de formação na Escola enquanto Professor de Educação Física, processo esse que não se esgota na lecionação das aulas e na sua envolvência, mas também comporta todas as atividades extra-aulas que digam respeito ao cargo.
Neste contexto, face ao Estágio, eu apresentava dois estados de espírito diferentes. Por um lado sentia-me entusiasmado com a possibilidade de poder viver uma experiência muito enriquecedora a nível formativo. Por outro lado sentia algum receio pelo “grande” desafio com que me estava a deparar. De uma forma global, considerava-me motivado para aprender e adquirir competências em todos os domínios do perfil de desempenho docente.