Sobre Nós

Neste site pode-se encontrar um pouco de tudo o que passa durante um ano letivo para um professor estagiário. Assim sendo, a um professor estagiário compete: o Plano Anual, Planos de Aula, construção das Unidades Didáticas, Reflexão das aulas, Avaliações, Desporto Escolar, Direção de Turma, etc.

Nossos Utilizadores

O estágio é o momento de transição entre o estagiário e o profissional da educação. Neste sentido, é indispensável o estagiário se preparar para identificar e interpretar problemas e propor soluções para os problemas que enfrentará no quotidiano da profissão, além de ser o momento de descobrir  todas as suas potencialidades e a de traçar metas a serem alcançadas em prol da aprendizagem do aluno.

Diante de todo o contexto que permeia a atuação profissional do docente, identifiquei mediante esta vivência na escola a importância do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática e a busca de temas atuais.   

Ficou claro também para mim, que a educação de qualidade não é somente responsabilidade do professor, mais também da participação individual e coletiva da família, políticos, empresas, comunidade, principalmente na atuação do ensino público.

História do Projecto

A elaboração deste estágio pedagógico insere-se no âmbito da conclusão do 2º ciclo de estudos, no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Beira Interior.

O estágio pedagógico surge como o ponto máximo da nossa formação académica na área da Educação Física, na aplicação de todos os conhecimentos e competências adquiridos durante esse tempo, em contexto de prática letiva. Tal como Carvalhinho e Rodrigues (2004) referem, a realização de um estágio pedagógico “corresponde a um momento fundamental na formação profissional dos jovens professores” e que através do conjunto de experiências vivenciadas ao longo do seu processo “tornam esse momento de formação decisivo na aquisição de saberes pedagógicos diversificados”.

Assim, e de acordo com os mesmos autores, a realização de um estágio pedagógico é vista pelo aluno estagiário como o momento mais marcante e com maior significado na sua formação como futuro profissional educativo (Carvalhinho & Rodrigues, 2004), devido aos imensos desafios que ele encontra ao longo do mesmo. Essa constatação reflete o sentimento por nós sentido em relação ao nosso estágio pedagógico pelo facto de por um lado, sermos confrontados com uma nova realidade mais prática do ensino, em que a formação teórica é posta em aplicação, e por outro em que o conjunto de responsabilidades e situações pouco familiares com que nos deparamos criarem um certo desconforto aquando da nossa actuação como docentes (Piéron, 1996).